terça-feira, 26 de outubro de 2010

Desenhista francês Killoffer na Paraíba!

 O seminário Quadrinhos: reflexão e paixão, organizado pelo Mestrado em Comunicação da UFPB em parceria com a Aliança Francesa, traz este ano o quadrinista francês Killoffer, um dos fundadores da editora independente L'Association e um de seus autores mais expressivos. Killoffer participará entre 2 e 4 de novembro com exposição, conferência e lançamento de álbuns, dos quais uma edição especial de seu trabalho produzido pela Marca de Fantasia.
Entre os dias 2 e 4 de novembro de 2010 o quadrinista francês Killoffer estará apresentando sua obra na Paraíba. Sua presença faz parte do seminário “Quadrinhos: reflexão e paixão”, organizado anualmente pelo Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, e que conta nesta edição com a parceria da Aliança Francesa de João Pessoa . O objetivo do seminário é mostrar a diversidade de expressão e conteúdo dos quadrinhos e servir de esteio para os estudos acadêmicos no campo da Graduação e da Pós-Graduação.
Este ano o evento acontecerá em duas fases: a primeira, com a presença de Killoffer; e a segunda, ainda em novembro, com o enfoque acadêmico. Esta segunda fase promoverá o debate sobre os modos de produção e circulação das publicações independentes, sobre o fazer editorial e as perspectivas de consolidação de seus projetos. Nesta seção, que contará com a participação de alguns editores independentes do Nordeste, será discutida a produção impressa, mas sem negligenciar as propostas dirigidas às publicações digitais. Também farão parte dessa seção a apresentação de artigos e pesquisas desenvolvidas por alunos ligados ao Mestrado em Comunicação, bem como do Curso de Comunicação em Mídias Digitais e de Comunicação Social.
A primeira etapa do evento contará com a ilustre presença de Killoffer, um dos mais renomados autores dos quadrinhos franceses. No dia 2 de novembro haverá a abertura do evento com a presença desse autor, com a exposição “Ils rêvent le monde: images sur l'an 2000 (Eles sonham o mundo: imagens sobre o ano 2000), organizada pela Aliança Francesa. A exposição faz uma viagem fantástica pelos mundos possíveis e imaginários vislumbrados por diversos autores franceses, incluindo Killoffer.
Com a vinda de Killoffer, a editora Marca de Fantasia lança a versão brasileira de um de seus álbuns, originalmente editado pela editora independente L'Association. Trata-se de “Quando tem que ser” (Quand faut y aller), que reúne várias fases do trabalho do artista. Trabalho expressivamente autoral e autobiográfico, a obra de Killoffer se destaca no cenário dos novos autores franceses, com uma obra visceral e inovadora. Killoffer é um dos fundadores de L'Association, o mais importante grupo editorial da França, cuja proposta investigativa e renovadora tem ganhado repercussão em todo o mundo. É lançamento dessa editora o trabalho de Marjane Satrapi, com o enorme sucesso “Persepolis”. O lançamento do álbum de Killoffer ocorrerá no dia 3 de novembro às 19h, na livraria especializada Comic House, ocasião que contará com seção de autógrafos pelo autor.
Fechando a primeira fase do evento, Killoffer fará conferência sobre o trabalho de L'Association, descrevendo o modo de produção da editora independente e as perspectivas desse projeto editorial frente ao mercado. O encontro ocorrerá no Zarinha Centro de Cultura no dia 4 de novembro, às 19h. Todos os eventos terão entrada frança.
A vinda de Killoffer não teria sido possível sem o empenho incondicional da Aliança Francesa de João Pessoa, bem como o essencial apoio do Escritório do livro da Embaixada da França e de L'Association. Contamos também com a participação efetiva do Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, da livraria Comic House, de Zarinha Centro de Cultura e da editora Marca de Fantasia.
Evento: Quadrinhos: reflexão e paixão  
2 nov. 2010 / 19h – Exposição “Ils rêvent le monde”
Aliança Francesa (Av. General Bento da Gama, 396 – Torre, tel: 3222 6565)
3 nov. 2010 / 19h – Lançamento do álbum “Quando tem que ser”, de Killoffer
Comic House (Esquina 200, av. Négo, 200, Tambaú, João Pessoa, tel. 3227-0656 )
4 nov. 2010 / 19h – Conferência com Killoffer
Zarinha Centro de Cultura (av. Négo, 140, Tambaú, João Pessoa, tel. 4009-1111 )

2 comentários: