quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FÁBIO TATSUBO: AMIGO DOS ZINES!


ENTREVISTA FÁBIO TATSUBO

Onde você nasceu?
- Santos, 25 de agosto de 1973

Como foi o seu primeiro contato com as historias em quadrinhos?
- A lembrança mais remota que tenho, são os mangás que meus pais e a minha família trouxeram do Japão. É uma lembrança bem vaga, mas marcante em função de eu ter pintado as revistas e um dos meus primos, dono das revistas, surtou quando encontrou os mangás todos riscados. rs

Em que momento você começou a perceber as HQs como um universo de vários gêneros (humor, ficção, heróis,) e qual você se identificou mais?
- Quando criança, sempre li muito e de tudo. Na década de 70 e 80 as bancas de jornais eram as únicas fontes de entretenimento para as crianças. A TV tinha pequenos horários para os desenhos, ainda não existia video game, DVD e computador. Desta forma, todos os dias ia para banca saber se tinha algum gibi novo. Foi durante este período que percebi que os gibis tinham diversos tipos de personagens e histórias, e cada dia me identificava com um gibi diferente, até chegar uma nova revista na banca. rs

Quais os artistas que te influenciaram ontem, que te influenciam hoje e que te influenciaram sempre?
- Depois de ler de tudo do circuito comercial, chegou um momento que as histórias já não me envolviam mais, talvez por matarem personagens e depois ressuscitarem, acabar com o universo e depois recriar, ou talvez, porque as histórias nunca terminavam.... Na década de 80 comprei a revista Chiclete com Banana e trouxe um novo caminho, personagens, enredos que eram diferentes de tudo que havia lido, logo depois conheci o trabalho do Neil Gailman, com Sandman, e abriu uma nova perspectiva de roteiro, linguagem e estética. Neste mesmo período, conheci os fanzines, onde pude descobrir autores nacionais, com suas propostas libertárias, sem vínculos com o mercado comercial, pensamentos rápidos, diversidade de estilos, temas e formatos.

Quando você pensou:- Ei! Eu também posso desenhar quadrinhos?
- Foi no ginásio, com os trabalhos escolares. O que me rendeu o convite para desenhar para um fabricante de skate de São Vicente. E foi nessa época que decidi não desenhar mais, achava meu desenho ruim e gostava mais das etapas de produção das HQs do que desenhar.rs Desde então, comecei a trabalhar em outras setores como: roteiro, colorização e edição.



Como é seu processo de criação, matériais, procedimentos...
- O princípio de tudo é a pesquisa. Meus trabalhos são em sua maioria adaptações da história do Brasil para as HQs. A pesquisa dá o cenário e as situações, a criação de personagens gera a forma de contar a história e define a linguagem estética, se é mangá, cartoon ou heróis. Sempre trabalho em equipe, encurta o tempo de produção e agrega conhecimentos no resultado final.

O espaço onde você vive, seja no litoral ou na capital paulistana, interfere em algum momento no seu trabalho autoral?
- A Baixada Santista conta com muitos desenhistas, profissionais vencedores de salões, outros que desenham para editoras estrangeiras, o Fábio Yabu que produz As Princesas do Mar, e de certa forma, todos se conhecem e alcançaram seus objetivos individualmente. Sinto que às vezes falta um incentivo como o ProAC, dentro da nossa realidade regional para que ele interferisse mais.

Entedo seu a música, a musa das musas. Existe algum tipo de sonoridade no seu trabalho, mesmo que subjetiva? A música influencia o teu trabalho de alguma maneira?
- A música sempre está presente. As histórias em quadrinhos apesar de ser uma mídia impressa, dá sensações sonoras com os tipos de balões, letras e onomatopéias. Já no processo de produção é a trilha sonora daquele momento.

Como começou a sua relação com os fanzines? Já chegou a editar algum?
- O fanzine veio como opção de leitura. Logo percebi que era uma forma viável para expor idéias e experimentar linguagens, diagramação e conceitos. Produzi muitos fanzines como: Descarga (com distribuição em banheiros de bares das faculdades), Bidê (que era contra o Descarga), a Democracia Musical (formato capa de CD), muitos revistas que eram só para ser um zine e registrar o trabalho acabaram sendo publicadas como revistas: Hipupiara - O Demônio das Águas (lenda folclórica da região), Piratas e os Sinos de Bronze de São Vicente, A Ira das Águas (maremoto que destruiu a primeira Vila de São Vicente), entre outras revistas.

Pelo seu trabalho, percebe-se que você é um artista versátil. Existe outra linguagem que você goste de trabalhar como vídeo, grafitti ou performance?
- Sempre trabalhei com produção gráfica, editar fanzines me ajudou muito e abriu portas para novos conhecimentos: jornalismo, música, teatro, grafiti, vídeo. Quando fui Diretor da Cultura em São Vicente, de repente, tudo que havia  produzido na década de 90 estava sendo colocada à prova e pude desenvolver projetos que integravam as modalidades e interagiam com a comunidade. Participei da produção de dois curtas de animação (um foi uma vinheta para a TV local e outra o curta 'El chateau', premiado no Curta Santos), fui produtor executivo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente (com 1.000 pessoas no elenco, 10.000 de arquibancada e 300 de técnicos), implementei o processo continuado das Oficinas Culturais, realizamos o projeto 500 Anos de Brasil em Quadrinhos (que rendeu o HQ MIX 2000), desenvolvi o projeto Ler é Legal! (projeto de incentivo a leitura por meio de ações culturais na Biblioteca Municipal. Prêmio Prefeito Amigo da Leitura/Secretaria de Estado da Cultura), Sessão Animê, e outros projetos e campanhas educativas.

Voce atua junto ao terceiro setor? Fale do projeto Amigos da Cultura e se este projeto tem alguma relação com a arte e educação.
- A Associação Amigos da Cultura é fruto desta ação cultural realizada na região. É a arte como ferramenta de transformação social. As experiências dos projetos Oficinas Culturais e Arte na Periferia onde o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula se transformam em espetáculos, coreografias, projeções e exposições. Dá a oportunidade do morador de se tornar protagonista do show que a própria comunidade é parte integrante.
Mantemos um site que é o portal de notícias da agenda cultural do Litoral Paulista, um espaço para o artista divulgar seu trabalho sem restrições. Participamos ativamente de projetos culturais da região, além de ser a representante de diversos grupos de arte em editais públicos e privados, convênios e festivais.

Para você como é trabalhar com juventudes? A escola (e seu desdobramento, a academia) é o único espaço de privilégio do conhecimento ou existem outras vias?
- Realizei muitas oficinas de produção de histórias em quadrinhos nas cidades da Baixada Santista e Interior do Estado de SP, sempre tive um resultado que no encerramento, os pais me agradeciam e me questionavam, como o filho mudou, que estava mais motivado, disciplinado e dedicado a descobrir mais. Minha resposta sempre pareceu óbvia: quando o aluno escolheu o curso, em sua maioria, veio porque queria, não foi obrigado. Bem diferente que a escola. Na oficina ela descobre que tudo que está aprendendo na escola é fundamental para fazer histórias em quadrinhos: Língua Portuguesa, Artes Plásticas, Matemática, História, Geografia, trabalho em grupo, caligrafia, organização da idéia, síntese e objetividade. Quando se faz o que gosta, se faz com alegria e sempre sai caprichado.
A escola é o equipamento mais próximo do convívio da comunidade. Desempenha seu papel dentro de uma limitação técnica e operacional. Houve tempos como o projeto Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado de SP que abria as portas para a comunidade, a quadra era ocupada por cursos e campeonatos esportivos, as salas com oficinas de artes. O projeto proporcionou um outro tipo de relacionamento com os moradores, os participantes vinham porque queriam, sem obrigatoriedade, e sim com a relação agradável de aprender brincado.

Como foi a idéia da exposição de fanzines. Como foi a parceria junto aos Sesc e prefeitura?
- A proposta surgiu com o objetivo de fazer a catalogação anual da produção nacional de HQs independentes e criar um acervo permanente dos fanzines. Uma biblioteca de fanzines, onde o público pode conhecer os trabalhos produzidos no País e que não está no circuito comercial. Se a maioria dos gibis que encontramos nas bancas são produções estrangeiras, com exceção de Maurício de Souza e da Fábrica de Quadrinhos (que publicam na Marvel e DC) o quê e como o desenhista brasileiro está produzindo.
- A Prefeitura de Santos por meio da Secretaria da Cultura me fez o convite para reativar o projeto, proporcionando estrutura e local para as ações, uma parceria que vem trazendo resultado positivos para a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, que vem tornando o poló centralizador das ações voltadas para as histórias em quadrinhos na região. Já o Sesc é um importante parceiro para os artistas independentes, talvez o único local onde é possível levar projetos e ter a certeza de que vai ser lido com critérios práticos.
- Neste ano, a catalogação está recebendo revistas de alta qualidade gráfica, formatos criativos e muitos fanzines publicados e ainda desconhecido do grande público. O projeto busca preservar a produção autoral, para catalogar seu trabalho não é necessário que seja inédito. Logo estaremos postando as capas no blog.

Os fanzines são de papel ou podem ser eletrônicos?
- Os fanzines ficaram conhecidos pelo formato da impressão em papel sulfite por copiadoras, o meio mais barato para imprimir uma revista. Mas este formato é apenas uma mídia, um meio para publicar idéias e divulgar pensamentos. Na essência o fanzine é libertário, o autor cria sua linha editorial, define os temas, corre atrás de investidores e divulga por conta própria. Com os novos equipamentos de impressão, muitos autores optaram pela qualidade gráfica, alcançando o nível das graphic novels. Normalmente, detestam que chame seu trabalho de fanzine e sim de revista independente. Com a popularização da Internet, os blogs e sites se tornaram, pra mim, uma nova mídia para os zines. Na essência: o pensamento livre e criativo.


Os fanzines falam de autonomia. Fazer fanzine é um gesto político?
- Os fanzines são os pensamentos e a criatividade livre. É o exercício da democracia na sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário