terça-feira, 23 de agosto de 2011

RAFAEL ADORJAM NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO!!!


Rafael Adorján – HI-FI
II Mostra do Programa de Exposições
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
27 de agosto a 23 de outubro


O fotógrafo e artista visual Rafael Adorján apresenta seu mais recente projeto, a série de fotografias HI-FI, na II Mostra do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Neste trabalho o artista cria uma obra única a partir da relação de duas grandes afeições: fotografia e música. São fotos em formato de capas de disco e rótulos de LPS. Os títulos podem ter uma relação direta com alguma música ou, simplesmente, uma relação pessoal, pois não se trata exatamente de releituras de álbuns conhecidos. O efeito da união dessas afinidades ultrapassa o impacto visual e toca outros sentidos.

Fascinado por capas de discos que estampam apenas fotografias, sem legendas ou textos, Adorján iniciou uma busca de imagens que transmitissem uma desejada atmosfera sonora. Passou a fotografar paisagens urbanas, flagrantes e cenas construídas em que buscava a poética necessária para dali germinar as capas dos discos de suas músicas imaginárias. “Imagens de natureza mais etérea podem trazer muito mais significado à sonoridade presente naqueles sulcos”, afirma o artista.

O proposital formato quadrado das fotos, exibidas em aproximadamente 12 polegadas é uma relação direta com os antigos discos. Hoje o disco é apreciado como raridade e referência de qualidade, tornando-se objeto de culto e admiração. É exatamente nesse culto que Adorján mergulha suas lentes. Por isso mesmo, o formato escolhido para a exposição da série HI-FI sugere e permite que o espectador possa manusear as fotografias, como se estivesse tocando a sua própria coleção de discos. As ampliações estão protegidas com o envelope plástico geralmente usado para conservar LPs e dispostas em pequenas prateleiras como suporte. O verso de cada foto traz a mesma imagem, invertida e em negativo, uma alusão às contracapas dos antigos álbuns.

Ao tornar-se objeto, as fotografias estimulam os sentidos além da visão, chegando ao tátil, ao auditivo e ao que mais houver dentro do universo pessoal de cada espectador.

A série HI-FI - parte dela já apresentada na exposição coletiva Escuta da Imagem, dentro da programação FotoRio - pode ser vista também no blog do artista que discorre sobre a produção de cada capa, como uma espécie de "faixa-a-faixa" comentada dos discos.



Rafael Adorján
+ 55 21 8852 8226
skype rafael.adorjan

Nenhum comentário:

Postar um comentário